Close

5 dicas para fazer um consorcio

Veja abaixo 5 dicas de para escolher um bom consorcio

1 - Pesquise as administradoras autorizadas pelo BC

Antes de tudo, confira as instituições que são autorizadas pelo Banco Central a oferecer consórcios. Além disso, tendo algumas administradoras em vista, pesquise na Internet sobre a reputação dessas instituições, checando se são confiáveis, se há reclamações de clientes anteriores e quais são.

2 - Entenda como funcionam os lances e as contemplações

Em um consórcio, as contemplações (atribuições do crédito ao consorciado) podem acontecer de diversas formas, seja no início ou no final do contrato, seja por um lance vencedor ou por sorteio.

É preciso que as regras de contemplação estejam expressas em contrato, esclarecendo, inclusive, as porcentagens mínima e máxima para os lances, que podem ser embutidos ou não.

O lance é um adiantamento de parcelas ofertado pelo consorciado para tentar a contemplação antecipada. Mas é importante saber que o adiantamento das parcelas não garante a contemplação.

Na assembleia, há uma espécie de leilão entre os lances do mesmo grupo e somente a oferta vencedora recebe sua carta de crédito adiantada (contemplação). Os lances embutidos são abatidos da carta de crédito no momento da contemplação.

3 - Encontre taxas e parcelas mais vantajosas

Em compras consorciadas não são cobrados juros nem há incidência de IOF. Porém, as administradoras de consórcios cobram taxas de administração como remuneração por seu trabalho.

Logo,escolher um bom consórcio também passa por analisar as taxas de administraçãocobradas por cada administradora, para saber se o negócio é realmentevantajoso.

Além disso, é bom ficar atento ao valor das parcelas, para saber se elas cabem no seu orçamento mensal. E não se pode esquecer de verificar o Custo Efetivo Total (CET) da operação, observando cada item cobrado.

4 - Informe-se sobre os prazos

Procure por um consórcio cujo prazo seja compatível com seus objetivos. Afinal, entre o início e o final do contrato, não há como garantir o momento em que você será contemplado.

Considere também que prazos mais curtos podem significar parcelas maiores. Portanto, busque por um negócio que caiba no seu bolso e nas suas expectativas. Quanto menor for sua urgência em adquirir a carta de crédito do consórcio, mais chances você tem de conseguir um consórcio vantajoso.

5 - Leia o contrato com atenção

O contrato do consórcio deve conter todas as regras do negócio, especificando taxas, porcentagens, valores, prazos, formas de contemplação, etc. Por isso, é muito importante que você leia o contrato com toda a atenção antes de fechar qualquer negócio.

Não se apresse para assiná-lo. Use todo o tempo que precisar para lê-lo e compreendê-lo bem.Esclareça todas as suas dúvidas antes e certifique-se de estar fazendo um bom negócio.

O QUE É CONSÓRCIO ?

Veja veja como funciona o consórcio.

Saiba Mais

PERGUNTAS FREQUENTES CONSÓRCIO

15 perguntas frequentes para entender sobre consórcio.

Saiba Mais

CONSÓRCIO OU FINANCIAMENTO

Veja a diferença entre consorcio e financiamento, e qual é a melhor opção.

Saiba Mais

CONSÓRCIO DE IMÓVEL

Com o consórcio imóvel você pode: comprar casa ou apto, construir, reformar ou comprar um terreno com parcelas acessíveis e sem juros.

Saiba Mais

Consórcio de Automóvel

Comprar ou trocar de carro por meio de um consórcio é uma maneira inteligente de aplicar o seu dinheiro e garantir a aquisição do seu bem. 

Saiba Mais

FALE CONOSCO AGORA PELO WHATSSAP

Tire suas dúvidas conosco agora sem compromisso, será um imenso prazer atendê-lo.

FALE CONOSCO AGORA


Solicitar Cotação



Solicite uma Cotação fácil e rápido e sem compromisso.
Enviaremos o mais breve possível para seu e-mail.



Nosso Horário de atendimento.
Segunda – Sexta – 8:30 às 20:00
Sábados – 8:00 às 12:00
Domingos – Fechado



Nossos telefones
Telefone: (11) 3259-9120
Whatsapp: (11) 9.6655-1705   (11) 9-9844-7325